domingo, 9 de novembro de 2008

A apoptose e o cancro

Apoptose

O fenómeno de apoptose ou morte celular programa foi descrita em 1972 por Kerr, a partir de observações em timócitos. O termo é derivado do grego, que se referia à queda das folhas das árvores no outono - um exemplo de morte programada fisiológica e apropriada que também implica renovação.
Apoptose ou morte celular programada, é um processo essencial para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, sendo importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas, durante o processo de diferenciação, crescimento e desenvolvimento dos tecidos adultos normais e patológicos. Isto de certa forma requer uma cascata de fenómenos bioquímicos e moleculares que acabam por proporcionar um fenótipo celular bastante peculiar. Fisiologicamente, a apoptose é um dos participantes activos no controle do equilíbrio entre a taxa de proliferação e degeneração com morte das células, ajudando na manutenção do tamanho dos tecidos e órgãos.
A apoptose é um fenómeno que pode ocorrer em várias fases do ciclo celular:
  • Fase final de G1;
  • Fase final de G2 (podem ter ocorrido anomalias na replicação do DNA no período S);
  • Durante a mitose ( se não ocorrer uma distribuíçao equitativa dos cromossomas pelas duas células).
Os conhecimentos modernos da biologia celular tem revelado a cada dia que passa, que a morte celular programada e seus indutores e inibidores podem ser a chave para a compreensão de muitas patologias e doenças.


Cancro

O cancro ou neoplasia maligna tem origem em falhas nos mecanismos de regulação do ciclo celular, ou seja quando a apoptose falha e dá origem a uma proliferação anormal de células.
O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.
Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.
Nem todos os tumores correspondem a cancro. Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Os tumores benignos são aqueles que raramente põem a vida em risco e regra geral, podem ser removidos e, muitas vezes, regridem.

Os tumores malignos são:
*Regra geral são mais graves que os tumores benignos;
*Aqueles que podem colocar a vida em risco;
*Aqueles que podem, muitas vezes, ser removidos, embora possam voltar a crescer;
*Aqueles em que as células podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes, podendo também, libertar-se do tumor primitivo (primitivo) e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático - este é o processo de metastização das células cancerígenas, a partir do cancro original (tumor primário), formando novos tumores noutros órgãos.

O nome dado à maioria dos cancros provém do tumor inicial. Por exemplo, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. O linfoma é um cancro que tem início no sistema linfático e a leucemia tem início nas células brancas do sangue (leucócitos).
As células cancerígenas podem "viajar" para outros órgãos, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea. Quando o cancro metastiza, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais do tumor primário. Por exemplo, se o cancro da mama metastizar para os ossos, as células cancerígenas nos ossos serão células de cancro da mama; neste caso, estamos perante um cancro da mama metastizado, e não um tumor ósseo, devendo ser tratado como cancro da mama.




Vídeo:



Este vídeo feito por António Pedro Vasconcelos mostra que o cancro pode afectar qualquer pessoa de qualquer idade e que esta é uma realidade de muitas famílias Portuguesas.

Sem comentários: