sexta-feira, 27 de março de 2009

Notícia - Erupção vulcânica

Título: Nas Filipinas Pinatubo: erupção vulcânica abrandou subida do nível dos oceanos

Data:03-11-2005
Autor: Jornal Público
A erupção vulcânica do Pinatubo, nas Filipinas, em 1991, provocou uma série de fenómenos climáticos que levaram ao arrefecimento dos oceanos, provocando o abrandamento da subida do nível das águas, segundo as conclusões de uma equipa de cientistas publicadas na revista "Nature".
Os investigadores coordenados por John Church, do Centro de Investigação de Clima Antárctico e Ecossistemas de Hobart, na Tasmânia, dizem que o nível medio dos oceanos diminuiu seis milímetros num ano.
A erupção libertou para a atmosfera grandes quantidades de partículas microscópicas - os aerossóis - bloqueando os raios solares e originando uma descida da temperatura à superfície do planeta. Como resultado, os mares arrefeceram e contraíram-se. Os cientistas estimam que o nível dos oceanos tenha baixado cerca de 0,5 milímetros por ano na década seguinte.
A comunidade científica prevê que uma subida de dois a seis graus centígrados nos próximos cem anos poderá causar uma subida dos níveis dos mares de 25 centímetros, devido à expansão das águas e ao degelo. Para os investigadores, "os vulcões podem atrasar a subida dos oceanos".
A equipa de John Church escolheu estudar a erupção do Pinatubo devido à riqueza da informação existente. Os cientistas calculam que os efeitos do arrefecimento duraram cerca de 18 meses, após o que os mares retomaram a tendência de aquecimento.
"Fiquei surpreendido", disse Church. "Não me tinha apercebido da dimensão do processo de arrefecimento dos oceanos depois de uma erupção vulcânica".
"As erupções abrandaram a subida do nível dos oceanos que teria certamente ocorrido, devido ao aumento dos gases com efeito de estufa na atmosfera", considerou.

Sem comentários: