quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Diversidade de estratégias na reprodução sexuada - Plantas

Nas plantas existem 2 tipos de células reprodutoras: os esporos e os gâmetas. Os gâmetas das plantas, tal como os dos animais são produzidos na estrutura reprodutora denominada de Gametófito. Os esporos são produzidos numa estrutura reprodutora denominada de Esporófito, que contêm estruturas mais especializadas ou esporângios, que vão produzir as células mães dos esporos e consequentemente os esporos.
Agora vamos-nos centrar na produção de gâmetas masculinos e femininos por parte das plantas.
As plantas possuem todas uma estrutura produtora de gâmetas considerada mais geral designada por gametângio.
Os gametângios masculinos possuem uma estrutura produtora mais especifica designada de Anterídio que vai produzir os gâmetas masculinos ou anterozóides.
Os gametângios femininos também uma estrutura reprodutora mais especifica, que se designa por Arquegónio e que produz os gâmetas femininos ou oosfera.


Constituição de uma flor:

Uma flor é constítuida por vários tipos de orgãos:
  • Orgãos de Suporte→ órgãos que suportam a flor.
  • Órgãos de Protecção → órgãos que protegem os órgãos reprodutores.
  • Órgãos de Reprodução→ órgãos reprodutores da planta.
Os órgãos de suporte são:
Pedúnculo → eixo que suporta a superfície da flor.
Receptáculo → parte terminal do pedúnculo
que segura a flor.

Os órgãos de protecção são:
Pétala → peça floral de cor viva.
O seu conjunto forma a Corola.
Sépala → peça floral externa.
O seu conjunto forma o Cálice.

Os órgãos de reprodução são:
Estame → órgão reprodutor masculino. O seu conjunto é o Androceu.
Carpelo → órgão reprodutor feminino. O seu conjunto é o Gineceu.
Ou seja, os gametângios masculinos são designados por Estames e os gametângios femeninos são designados por Carpelos.


Os Estames são constituidos por Anteras e Filetes e os Carpelos são constituídos por o Estigma, o Estilete e os Ovários.
As anteras sao constituídas por tubos polínicos que produzem os gâmetas maculinos - os grãos de pólen.
Os ovários produzem os gâmetas femeninos - os óvulos.


Tipos de flores (quanto ao tipo de órgãos reprodutores)

Podem ser classificados em:
-- MONÓICOS: Diz-se quando as plantas apresentam dois sexos, ou seja, quando as gônadas femininas e masculinas estão presentes no mesmo indivíduo (hermafroditas).
-- DIÓICOS: Diz-se quando as plantas apresentam sexos separados (sexo masculino e feminino) ou seja, só produzem um tipo de gâmetas (gonocóricos ou unisexuados).
A reprodução sexuada efectua-se quando ocorre uma transferência dos grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas (mais propriamente no estigma), ocorrendo a polinização.
Esta polonização pode ser:
  • Directa, quando se verifica que os grãos de pólen caem sobre o estigma da própria planta. (isto só é possivel em plantas hermofroditas, que possuem os dois gametângios).
  • Cruzada, quando se verifica que os grãos de pólen caem sobre o estigma de outras plantas. Este tipo de polinização permite uma maior variabilidade génetica das gerações seguintes.

Os agentes responsáveis pelo transporte dos grãos de pólen são tanto os agentes abióticos (factores ambientais) como bióticos (seres vivos) .

Os grãos de pólen ao cairem sobre o estigma do sistema reprodutor da planta, ou seja, do carpelo, vão formar um longo tubo polínico se as condições forem favoráveis à germinação. O tubo polínico, através das subtâncias que o estigma lhe oferece cresce sobre a estilete até penetrar no ovário.
Assim o tubo polínico penetra num óvulo e ocorre a junção entre o gâmeta femenino e masculino, processando-se a fecundação.
O óvulo após a fecundação dá origem a um embrião, que origina a semente. Muitas vezes há um desenvolvimento das paredes do ovário, formando-se o pericarpo que envolve as sementes.
O conjunto do pericarpo e da semente forma o fruto. O fruto pode ser carnudo se o pericarpo quando maduro tiver substâncias nutritivas, ou seco se o pericarpo desidratar.
Os frutos e as sementes disseminam-se propagando-se as plantas com flor. As sementes vão permanecer num estado de latência, ou seja as actividades vitais são reduzidas ao mínimo até que ocorre a germinação.

Imagem de tubos polínicos

Existem, tanto para os gâmetas das plantas como para os dos animais, vários tipos de gâmetas produzidos:

  • Isogâmetas – gâmetas morfologicamente iguais, geralmente flagelados, que são libertados para o meio, onde ocorre a fecundação;
  • Anisogâmetas – gâmetas morfologicamente diferentes, sendo o feminino maior, em que ambos são libertados para o meio, existindo fecundação externa;
  • Oogâmica – caso particular da anisogamia, ocorre quando o gâmeta feminino é tão grande que se torna imóvel, enquanto o masculino é pequeno e móvel. Neste caso a fecundação é interna, no interior do gametângio feminino.

O facto de as células femininas serem em certos casos de maiores dimensões que as células masculinas, leva a uma vantagem evolutiva, que se baseia no facto de a célula feminina ter maior quantidade de substância de reserva necessárias à nutrição do embrião.


Sites auxiliares do tema - Diversidade de estratégias na reprodução sexuada:

http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1863 (diversidadde de estratégias de reprodução);
http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/BIO/BIO04010002.asp (tipo de gâmetas produzidos);
http://www.portalimpacto.com.br/docs/2008Hubertt1AnoF2Aula05.pdf (gâmetas e a reprodução - documento muito informativo);
http://docentes.esa.ipcb.pt/lab.biologia/disciplinas/botanica/morfologia.html (formologia floral);
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_caracteristicas.htm (fecundação interna e externa);
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao2.php (reprodução sexuada -animais)
http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-311,00.html (reprodução sexuada em animais);
http://roizzo.sites.uol.com.br/Fotos/Hibiscus/Polen/TuboPolinico.html (formação do tubo polínico);

Vídeo sobre a reprodução sexuada e meiose:

Sem comentários: