sábado, 6 de dezembro de 2008

Espécie de minhoca pode ter sido primeiro animal a fazer sexo


Uma espécie de minhoca de 30 cm de comprimento, que vivia no fundo do mar há 565 milhões de anos, pode ter sido o primeiro ser vivo a praticar sexo, segundo um estudo publicado sexta-feira na revista "Science". A paleontóloga da Universidade da California Riverside, Mary Droser, e a sua equipa argumentam que o ecossistema da Terra já era complexo muito antes do que se pensava, ainda na Era Neoproterozóica, quando começaram a aparecer os primeiros organismos multicelulares.

A paleontóloga encontrou fósseis da minhoca 'Funisia dorothea' no deserto no sul da Austrália, que demonstram que o organismo tubular tinha vários meios de crescer e de se reproduzir, similares às estratégias usadas pela maioria dos organismos invertebrados para reprodução actualmente.

Até hoje acreditava-se que os primeiros organismos multicelulares eram simples, e que as estratégias actuais usadas pelos animais para sobreviver, reproduzir e crescer só teriam aparecido bem depois.

"O modo como a 'Funisia' aparece nos fósseis mostra claramente que os ecossistemas eram complexos desde muito cedo na história dos animais na Terra", afirmou Mary Droser, citada na edição de sexta-feira do "Folha-online", salientando que "na 'Funisia' estamos muito provavelmente vendo reprodução sexual num antigo ecossistema, possivelmente a primeira ocorrência de reprodução sexual entre animais no nosso planeta".


Fonte:Diário Digital / Lusa

Data: 22-03-2008

Sem comentários: